Dicas Infalíveis: Aprenda a Organizar as Prateleiras da Sua Loja de Forma Estratégica e Conquiste Seu Público!

loja de produtos naturais

Aprenda a organizar as prateleiras

E se tivesse uma fórmula mágica para você aprender a organizar as prateleiras da sua loja e poder atingir mais clientes ou vender aqueles produtos que ficam encalhados? 

Eis que existe, viu? No entanto, a maioria das lojas não ficam organizadas de forma correta por falta de informações e mal sabem o quanto isso é importante para a vasão de produtos. 

Então, “simbora” que o Clebinho trouxe alguns exemplos pra você organizar sua loja de produtos naturais pra ficar maravilhosamente atrativa para vender mais. 

Como organizar as prateleiras?

loja de produtos naturais

Pra começar, vale a pena dizer que cada tipo de loja tem uma estrutura e layout diferente e por isso, vamos precisar fazer algumas adaptações. 

De forma prática, precisamos criar 5 níveis de organização, que é ter produtos acima da visão dos olhos, na altura dos olhos, na linha da cintura, abaixo da cintura e no chão. (É meio que, cabeça, ombro joelho e pé… pois é, se não dançou essa música, significa que vc é uma pessoa velha ou chata haha), mas vamos seguindo aqui  

Isso chama-se estratégia de apresentação de produtos ou trade market. 

Claro que conhecendo bem o seu público, ficará mais fácil para expor os produtos. Aquelas lojas que são visitas por mães, que levam seus filhos, certamente tem espaço para inserir doces coloridos ou qualquer produto que seja para a linha infantil. 

Então nesse caso eles ficariam na parte inferior das gôndolas. 

Os 5 níveis de organização para prateleiras de loja

A organização das prateleiras deve ser feita em cinco níveis. São eles:

Acima da cabeça
É o nível de menor visibilidade, por ficar localizado acima da linha de visão das pessoas. Nesses locais, deve manter produtos de baixo interesse do seu público.
Altura dos olhos
Popularmente chamado de área nobre, pois trata-se do campo de visão dos clientes. Esse nível expõe produtos com maior margem de lucro e maior impacto positivo nas vendas.
Linha da cintura
É o segundo maior nível de atração do cliente e opção perfeita para expor os produtos de alta procura.
Abaixo da cintura
Totalmente fora do campo de visão dos clientes, esse nível comporta os produtos mais baratos e essenciais que, geralmente, são os mais comprados pelos consumidores. Nesse caso, ainda que essas mercadorias não estejam tão visíveis nas prateleiras, os clientes sempre procuram por eles, já que são imprescindíveis no dia a dia.
Chão
É o último nível da prateleira, sendo mais utilizado para alocar produtos pesados

Fonte: https://blog.mutt.ind.br/

Como organizar os níveis de prateleira da loja?

Outra questão a ser considerada é a lógica coerente e atrativa na organização. Veja só alguns exemplos:

1. Vertical e por produto:

O impacto visual maior fica por conta do produto exposto. Dessa forma, o consumidor vai localizar o produto com mais facilidade à medida que caminha pela loja.

Vantagens:

– Promove excelente impacto visual;

– Permite que o consumidor veja de longe o produto.

2. Em blocos e por marca:

Os supermercados utilizam essa forma para organizar itens de uma mesma marca, mas usando produtos diferentes. Nesse caso, são montados blocos verticais de produtos nas prateleiras, dividindo-os por pequenas categorias da mesma marca.

Vantagens

– Agrupamento por tipo de produto ou marca;

– Facilita a comparação de preço entre mercadorias.

3. Horizontal

Embora seja uma das menos eficientes, a organização horizontal ainda tem sido usada por alguns varejistas. Ela consiste no enfileiramento de diferentes produtos nos níveis das prateleiras.

Desvantagens:

– Reduz o impacto visual;

– Dificulta a visualização dos produtos;

– As pessoas tendem a ver somente um nível do expositor

4. Aleatória

Embora seja uma das menos eficientes, a organização horizontal ainda tem sido usada por alguns varejistas. Ela consiste no enfileiramento de diferentes produtos nos níveis das prateleiras.

Desvantagens:

– Reduz o impacto visual;

– Dificulta a visualização dos produtos;

– As pessoas tendem a ver somente um nível do expositor

5. Por datas sazonais

Aqui é uma das perguntas que mais me fazem no meu Instagram quando abro caixinhas de perguntas. 

Como organizar os produtos nas datas comemorativas ou até mesmo o que fazer no dia das mães, dia dos pais, natal… mas isso eu 

6. Dicas extras

Sabendo dessas informações, vamos a alguns dados que você poderá utilizar para atrair a atenção dos clientes para seus corredores. 

– Entrada de loja: essa é a área de maior impacto de quem entra no seu negócio e é nela que você precisa ter expostos os seus produtos mais rentáveis. 

Outra dica é inserir aqueles produtos de estação, com o verão e inverno. Ex.: no inverno, dê destaque para sopas, chás, bebidas e alimentos que podem ser servidos quentes. 

Esses produtos devem ficar na entrada da loja. 

Por ser o primeiro contato do cliente, as prateleiras nessas áreas devem estar sempre organizadas e abastecidas.

– Área de pagamento: é a área que todos os clientes vão e por isso tem maior visibilidade no ato do pagamento. Tenha produtos que possam agregar valor as suas vendas e que seus vendedores ou os responsáveis pelo caixa possam indicar. Isso ocorre de forma bem frequente nas drogarias, quando indicam as vitaminas. Se você não fala, o cliente não vê e não compra. 

Coloque em prática esse conhecimento e você irá se dar super bem. 

O conteúdo deste post foi construído com base nos elementos da Mutt Displays que fabrica móveis para lojas de produtos naturais. 

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Qual o custo para abrir uma loja de produtos naturais?

Abrir uma loja de produtos naturais é uma oportunidade atraente devido ao crescente mercado, mas é crucial compreender os custos envolvidos, como investimento inicial, equipamentos, marketing e capital de giro. As margens de lucro podem variar entre 30% a 50%. A demanda crescente e a tendência sustentável tornam este mercado promissor.

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